foto

foto
JAPÃO, AMOR PRA VIDA TODA!!!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Festival de Obon

Hoje dia 13, é um feriado muito importante e muito bonito no Japão,é como o dia de finados pra nós brasileiros,só que com um ritual bem diferente.

A comemoração começa hoje e vai até o dia 15 (em algumas regiões já  foi comemorado no dia 13 à 15 de julho). Portando hoje, ou na verdade, desde anteontem, as estradas, os aeroportos, trens e metrôs estão muito cheios, porque as pessoas aproveitam para voltarem a sua cidade natal e visitarem as famílias.

O Festival de Obon (お盆) , é o dia, que segunda a tradição budista, os japoneses fazem uma homenagem aos seus entes queridos que já partiram, como eu disse antes, é como o dia de finados para nós brasileiros.

São 3 dias de comemoração, e acredita-se que nesses dias os espíritos voltam às suas casas, por isso é costume limpar as casas e oferecer frutas e legumes aos ancestrais, colocando em frente aos oratórios budistas (butsudans).




Além das orações nos templos e altares familiares, muitas lanternas (chouchin) são acesas para guiar os espíritos em seu retorno para casa, e é por isso que também é chamado de Festival das Lanternas. 

Por todo o Japão, ao anoitecer promove-se o Bon Odori, é uma dança de boas vindas e de agradecimento aos antepassados. 





Também acontece aquela cena linda que são as lanternas lançadas nos rios chamada TORO NAGASHI, essas lanternas servem para iluminar o caminho de retorno para as almas.







É um festival muito importante e muito bonito também.


Gente, já ia esquecendo de falar uma coisinha, de agora (meia noite e pouco) até às 3 horas da manhã, vai ser possível ver uma chuva de meteoros aqui no Brasil, vou lá tentar a sorte! 

Meteoro = estrela cadente,  estrela cadente = um pedido
Então se eu der a sorte de ver unzinho já sabem qual o meu pedido né?

Bjus, vou lá tentar a sorte!!!!




3 comentários:

Hana disse...

Oi maravilhosa to chegando num sambinha aki, do Zeca Pagodinho, Vc sabe o que é caviar, e não vi nem comi eu só ouço falar e por aí vai o pagodinho, amiga que lindo eu não sabia de nada disso, olha que aula de cultura japonesa eu li aki, maravilha, To curtindo o feridão, mas das lanternas não sabia, adorooooooo, meus beijos estalados de bom!!
com carinho

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Oi Amiga, quem sabe a Brahma role amanhã sabado, pq ultimamente tô trabalhando até domingo, tô no corre corre, semana que vem daí é só alegria, vou tirar férias.

Bjos, bjos, depois conto detalhes.
Ana.

Andreia Inoue disse...

No comeco a gente estranha quando encontra os templos nas casas com as comidas ne?mais com o tempo acostumamos.
beijaoo.